segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Série "Outros Evangelhos" - O "evangelho" da não mudança de vida


"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1:6-8

O Evangelho do Senhor Jesus é um só. Foi anunciado pelos profetas do Antigo Testamento até João Batista, anunciado pelo próprio Jesus, confirmado pelos apóstolos e vivido pela Igreja Primitiva.

Mas a Bíblia já nos advertia, na mensagem do apóstolo Paulo à igreja da Galácia, que outros "evangelhos" seriam anunciados, evangelhos não conforme as Escrituras, mas conforme a mente de pessoas que desejariam deturpar a mensagem do Evangelho.

Com esta série, a qual intitulo "Outros Evangelhos", pretendo mostrar, à luz das Escrituras, o que É o que NÃO É o Evangelho genuíno de Jesus e chamar atenção para alguns "evangelhos" que tem sido anunciados em nossos dias, e que são verdadeiros perigos para a igreja cristã, pois desviam o homem da verdade, muitas das vezes, de forma sutil. A esses outros evangelhos devemos rejeitar com firmeza, pois a Palavra de Deus os chama de anátemas, ou seja, malditos.

Quero começar escrevendo sobre o que vou chamar de "Evangelho da não mudança de vida". Este "outro evangelho" afirma que, por Deus ser amor, Ele aceita o homem como está e o deixa assim como está, isto é, que não é necessário nenhuma conversão genuína, nenhuma mudança de direção na vida daquele que afirma ser um cristão. Pregam um evangelho em que não é necessária renúncia do pecado, relativizam a Palavra de Deus, querendo fazer dela uma mensagem que seja mais atraente ao homem moderno, afinal de contas, dizem, falar de pecado está fora de moda e é coisa de fundamentalistas (no sentido pejorativo).

Mas o que a Bíblia tem a nos dizer sobre isso? Alguém pode viver o Evangelho de Jesus e continuar no pecado? Vejamos. Os grifos nos textos bíblicos são meus.


1. O pecado faz separação entre Deus e o homem e o leva à morte

  "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir, mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." Isaías 59:1,2

   "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3:23

   "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

2. O amor de Deus não exclui a sua Justiça e Santidade. A despeito de ser amor, Deus não tolera o pecado.

  "Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros." Salmos 45:7

  "Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade." Salmos 5:5

3. O arrependimento e a conversão são condições fundamentais para perdão dos nossos pecados

  "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Provérbios 28:13 

  "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." Joel 2:13

  "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mateus 4:17

  "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" Atos 3:19

4. O salvo em Cristo passa a viver uma nova vida e, apesar de continuar sendo imperfeito, não vive mais no pecado

   "Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" Romanos 6:1,2

   "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5:17  

   "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." 1 João 5:18

Acredito não restar nenhuma dúvida: o verdadeiro Evangelho apresenta a salvação pela fé em Jesus e em seu sacrifício por nós, salvação graciosa que regenera o homem morto em seus pecados para que ele possa crer, que o convence do pecado, que o justifica diante do Santo Deus, que o reconcilia com Deus para que o homem tenha paz, que o torna filho de Deus por adoção, que o redime de todos os seus pecados purificando-o no precioso sangue de Jesus, que lhe dá um novo nascimento e uma nova vida, livre das amarras do pecado, livre para viver com Deus e para Deus uma vida eterna.

Quem quiser seguir este "outro evangelho", o que diz que é possível viver com Cristo sem renunciar o pecado, ouvirá a dura e amarga sentença de Jesus, o Justo Juiz em sua segunda vinda:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:21-23 (grifos meus)

Que Deus nos abençoe.

Um comentário:

  1. Amém.. esse é nosso perfil. Nos manter no genuíno Evangelho de Jesus Cristo. Paz seja contigo e o seu ministério... visite-nos!
    http://ministeriocvvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir